Corinthians goleia Athletico-PR por 5 a 2 e respira fora da zona de rebaixamento no Brasileirão

Em noite inspirada de Memphis Depay, Timão garante vitória e ganha fôlego para o restante da temporada

FUTEBOL

Miles Morales

10/18/20242 min read

Nesta quinta-feira (17), o Corinthians voltou a vencer no Campeonato Brasileiro, goleando o Athletico Paranaense por 5 a 2 na Neo Química Arena, em São Paulo. Com o resultado, o Timão saiu da zona de rebaixamento, subindo para a 16ª posição com 32 pontos, deixando o Athletico-PR em situação complicada, agora no 17º lugar, com 31 pontos.

O destaque da partida foi Memphis Depay, que quebrou um jejum de 114 dias sem marcar, com um gol de falta que mudou a história do jogo. A última vez que o holandês havia balançado as redes foi pela seleção da Holanda, na Eurocopa 2024.

O Corinthians começou a partida com força total. Aos 4 minutos, Matheuzinho abriu o placar com um belo chute no ângulo, aproveitando uma jogada ensaiada em cobrança de escanteio. Pouco depois, aos 20 minutos, Cacá ampliou, aproveitando o rebote de uma cabeçada de Carrillo. No entanto, o Athletico reagiu ainda no primeiro tempo. Nikão diminuiu em um lance de contra-ataque, e Erick empatou o jogo aos 42 minutos, aproveitando uma falha defensiva do Timão.

Na segunda etapa, Memphis Depay tomou as rédeas da partida. Aos 10 minutos, o atacante cobrou uma falta no ângulo direito, sem chances para o goleiro Mycael, colocando o Corinthians de volta à frente. O gol trouxe a torcida de volta ao jogo, e o time paulista cresceu em campo. Logo depois, Garro ampliou o placar, aproveitando uma jogada rápida puxada por Yuri Alberto, que também foi responsável por marcar o quinto gol, fechando a goleada com assistência de Talles Magno, que retornou após se recuperar de lesão muscular.

Além da importância dos três pontos, o Corinthians também homenageou Washington Olivetto, publicitário e um dos ícones da "Democracia Corinthiana", que faleceu no último domingo (13). Um minuto de silêncio foi respeitado antes do apito inicial.

A vitória trouxe alívio para a equipe de Ramón Díaz, que agora volta as atenções para o próximo desafio: o confronto contra o Flamengo, no domingo (20), pelas semifinais da Copa do Brasil, também na Neo Química Arena.

A torcida, empolgada com a exibição, já projeta o confronto decisivo, gritando “domingo é guerra”, em referência ao duelo contra o time carioca.