Dia da Natureza: Conheça os Bairros de São Paulo com as Melhores Áreas Verdes para Explorar

Explore os bairros mais verdes de São Paulo no Dia da Natureza! Descubra onde estão as melhores áreas verdes para passear, relaxar e se conectar com a natureza sem sair da cidade.

ENTRETENIMENTO E CELEBRIDADES

Equipe NDH

10/4/20242 min read

O Dia da Natureza é lembrado nesta sexta-feira (4). A escolha do 4 de outubro tem conexão com as homenagens na data a São Francisco de Assis, o patrono da ecologia e dos animais para os cristãos. A comemoração ganha importância a cada ano diante dos extremos climáticos vivenciados por boa parte da população brasileira.

O estado de São Paulo, por exemplo, registrou até setembro o maior número de queimadas da série histórica do Inpe, iniciada em 1998. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, foram cerca de 7,3 mil focos até setembro.

Ou seja, é mais um alerta para cuidarmos mais e melhor do meio ambiente. Na cidade de São Paulo, conforme a Prefeitura, são 678 km² de vegetação sob proteção, o que corresponde a 44% da área do município (1.521 km²). Os dados são de um levantamento de 2020.

O mapa acima evidencia maior conservação da vegetação nas franjas da capital paulista. Das 32 subprefeituras, 20 têm menos de 1/3 da área com espaços verdes.

As regiões administrativas do município com maior ocupação vegetal, proporcionalmente, são Parelheiros, Perus, Jaçanã/Tremembé, Capela do Socorro e Pirituba/Jaraguá.

Parelheiros, no extremo sul, tem mais de 91% do território com cobertura verde, enquanto Sapopemba, na zona leste, conta com pouco mais de 10% (veja abaixo a lista completa).

Além das árvores no miolo dos bairros, a natureza está presente com mais força nos parques de São Paulo. Em imagens de satélite, destacam-se o parque do Carmo, da Cantareira, Ecológico do Tietê, Ibirapuera e Villa-Lobos.

Além deles, surgem como manchas verdes consideráveis o Zoológico de São Paulo, a Cidade Universitária e o Aeroporto do Campo de Marte.

Vegetação significativa em São Paulo/2020 (GeoSampa – mapa digital da cidade)

Ranking de valores relativos de Cobertura Vegetal por subprefeitura/2020