Sem limites: Ataque israelense atinge base aérea sob ocupação russa na Síria

A informação foi reportada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (SOHR, na sigla em inglês).

GEOPOLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Daniel Godoy

10/3/20241 min read

Recentemente, as forças israelenses realizaram um significativo ataque a uma base aérea que está sob controle das tropas russas na Síria.

A informação foi reportada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (SOHR, na sigla em inglês).

Segundo o SOHR, as explosões oriundas do ataque israelense puderam ser ouvidas a longa distância, com embarcações e aeronaves israelenses detectadas nas proximidades.

As defesas aéreas do regime de Bashar al-Assad, que conta com o suporte de Moscou, bem como as forças russas, estariam respondendo aos mísseis por um período superior a 40 minutos.

Conforme informações do The Jerusalem Post, Avichay Adraee, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, declarou que o Hezbollah tem realizado o contrabando de armamentos do território sírio para o Líbano.

Esse fator teria sido a justificativa para a ofensiva israelense.

Declarações do representante permanente da Rússia na ONU na reunião do Conselho de Segurança

Médio Oriente:

▪ A região do Médio Oriente está deslizando para o abismo de uma nova guerra perante os nossos olhos e o Conselho de Segurança das Nações Unidas limita-se a assistir impotente.

▪ A Rússia condena a invasão do Líbano por Israel e apela à retirada imediata das tropas israelitas do seu território.

▪ O Irão deu provas de uma contenção excecional durante dois meses inteiros neste confronto.

▪ A Rússia condena veementemente o assassinato do líder do Hezbollah, tendo sido lançadas 80 bombas de uma tonelada num bairro residencial para o eliminar.

Política Externa:

▪ A ilusão é que Israel tem superioridade militar. Ao fazê-lo, Israel está tentando colocar o Irão - o seu principal rival, contra os EUA.

▪ Os subordinados dos EUA alinham com Jerusalém Ocidental.

▪ Declarar o Secretário-Geral da ONU em Israel persona non grata é grosseiro não só para a ONU, mas uma bofetada na cara de todos os membros do Conselho de Segurança.

Descubra as Raízes de Israel: Curso Online de História com 40 Aulas e 10 Professores Especializados! Exploração Abrangente: Viaje pela história de Israel acompanhado dos melhores guias da Terra Santa sem sair de casa. Aprenda dos patriarcas à modernidade, em mais de 40 aulas conduzidas por 10 professores especializados e com formações acadêmicas relevantes.